Apresentação

Perto de completar 50 anos do primeiro evento de Ensino de Física, o Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF 2019) abordou os caminhos para uma educação inclusiva no Ensino de Física. Não obstante, há mais de 30 anos, o Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) destaca-se pela promoção de discussões relacionadas com a pesquisa em Ensino de Física, sendo sua última edição dedicada a pensar os desafios da pesquisa nessa área. Dentre outros eventos, destaca-se também o Encontro Sul Mineiro de Ensino de Física (ESMEF) que, em sua sexta edição (realizada em 2017), trouxe como tema “A pesquisa em Ensino de Física no Estado de Minas Gerais”.

É justamente neste cenário de reflexões, discussões e apontamentos que se encontra a gênese do I Encontro Mineiro de Ensino de Física (EMEFis 2019), evento idealizado durante o último Encontro Sul Mineiro de Ensino de Física. Ao longo de suas edições, este evento naturalmente ganhou proporções que extrapolaram o Sul de Minas, sendo necessário pensar o Ensino de Física para além das fronteiras imaginárias de nosso estado.

Em sua primeira edição, o EMEFis nasce com o desejo de ampliar as discussões sobre a temática no cenário mineiro. Centrado no tema: “Reflexões sobre o Ensino de Física: diálogos em formação”, buscamos propiciar espaços de discussão para que professores, pesquisadores e estudantes possam socializar e construir conhecimento em um continuo movimento de diálogos em formação.

Prof. Pedro Donizete Colombo Junior
Profa. Danielle Aparecida Reis Leite
Prof. Daniel Fernando Bovolenta Ovigli
Coordenação Geral do I EMEFis